Páginas

1º AJURÍ de ECOLOGIA INDÍGENA - abertura

Ontem dia 27 de março, a ADACAIBS (Associação de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Aldeia Indígena de Belém do Solimões e a MAPANA (Associação de Mulheres Indígenas) deram abertura ao 1º AJURÍ DE ECOLOGIA INDÍGENA - 2022 aqui na aldeia de BELÉM DO SOLIMÕES.

OBJETIVO: Iniciar o novo PROCESSO COLETIVO – “1º Ajurí de Ecologia Indígena” – para buscar juntos soluções possíveis, abraçar novos compromissos e projetos para os problemas urgentes, crescentes e comuns das comunidades participantes.

LEMA: Ngi’ã tadaugü torü ĩpata ya guanearü! Vamos cuidar de nossa CASA COMUM!

Conforme programação, depois de uma bela celebração, cada comunidade e Instituição presente se apresentou e à tarde, os jovens indígenas com profunda mística e arte apresentaram as temáticas principais com teatros, facilitando a compreensão aos indígenas de diversas etnias e línguas presentes. Estes são os Teatros e temas principais este nosso AJURI: 

1 – Diminuição e falta de PEIXES

2 – Diminuição e falta de MADEIRA

3 - Aumento de LIXO

4 – Falta de saneamento básico (ÁGUAS contaminadas...)

5- ALCOOLISMO, drogas, violência...

No final do dia, com grande entusiasmo dos mais de 200 indígenas já presentes, bem representados entre caciques e lideranças, jovens e mulheres indígenas, já formamos os grupos temático para iniciar o 2º dia de conscientização e ESCUTA (diagnostico) de nossa realidade...

Vejam algumas fotos e no final, a PROGRAMAÇÃO GERAL.

Deus nos ilumine e conduza!

Que bom ver todas as nossas IGREJAS INDÍGENAS aqui reunidas, JUNTAS, em prol desta nossa CAUSA e CASA COMUM!

Moẽῧtchi pa Cori! Obrigado Senhor!