Povos Indígenas

Informações sobre a Realidade Indígena no Brasil

VALE DO JAVARI ... Em outubro de 2011, foi lançada a campanha "Unidos pela Saúde, pela Vida", com o apoio do CIMI, da COIAB, dos Capuchinhos do Amazonas e outras entidades, preocupadas com a alarmante situação da saúde dos indígenas do Vale do Javari. O objetivo é recolher assinaturas e exigir do Governo Federal medidas a curto e médio prazo, conforme descrito no cabeçalho do abaixo-assinado. Assine pela internet: 
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N18610
Mais informações em:
http://www.cimi.org.br/site/pt-br/index.php?system=news&action=read&id=5907

Assista o vídeo desta campanha:




BELO MONTE prossegue... em vista de um discurso que fala de desenvolvimento para todos, como se todos precisassem de um modelo de desenvolvimento capitalista agressivo e assassino. Engraçado que enquanto discute-se sobre energia limpa, o governo e outros insistem e prosseguem neste empreendimento eliminando tudo que possa levar a uma consciência que preza pelo humano e pela vida; diferentemente de buscar o lucro e favorecer apenas empreiteiras. Assim, nos unimos a voz de Raoni e sabemos que quando nos unimos a este indígena estamos nos unindo a humanidade, enfim, a todos os povos.
visite o site: http://www.raoni.com/

Este vídeo mostra os meandros que estão por detrás deste empreendimento:

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS ... O Cimi, através da Semana dos Povos Indígenas de 2011, propõe uma reflexão sobre os sistemas de vida experienciados, ao longo dos séculos, por centenas de povos e culturas da América Latina que têm como fundamento o Bem Viver. 

Clique e receba mais informações:
http://www.cimi.org.br/pub/publicacoes/1302011852_Folder%20-%20Semana%202011.pdf

REVISTA PORANTIM ... Confira nesta edição a vitória dos Pataxó-Hã-Hã-Hãe no STF pela nulidade dos títulos imobiliários dos invasores da terra indígena de Caramuru-Catarina Paraguaçu, na Bahia. Também nesta edição, a vida dos indígenas no Alto Purus; a Campanha do povo Awá-Guajá no Maranhão contra o extermínio e um encarte especial sobre os 40 anos do Cimi.
Clique e leia:
http://www.cimi.org.br/pub/Porantim%20344Final.pdf