Parabéns aos jovens Ticuna da UNICAMP e a Universidade por este projeto tão importante sobre a Segurança Alimentar, Ambiental e Humana!
Continuemos lutar todos juntos contra alcoolismo, drogas e violência!
Assista com calma o vídeo:
Link Youtube:
https://youtu.be/6vyVYM5tNic?si=WuIIUfMOjWZQtfOL
"O Projeto de Extensão Magüta – Segurança na Amazônia: Ambiente, Comunidade e Alimentação no Alto Solimões – AM foi o primeiro projeto de extensão da UNICAMP a ser realizado na fronteira tríplice da Amazônia, nas comunidades de Umariaçu e Belém de Solimões, localizadas no município de Tabatinga. O projeto identificou os desafios a serem enfrentados no processo de fortalecer as bases comunitárias da segurança, realizou o mapeamento dos casos graves de violência e debateu a soberania alimentar, por meio da realização de oficinas. A participação de quatro estudantes Ticuna da graduação da Universidade ampliou o escopo do projeto para extensão, formação e pesquisa.
Os estudantes Ticuna selecionados foram: Ailton Sampaio Pinto, Andrewz Wuyk Mendes Carvalho, Emily Lourdes Mendes de Sá (Metänä Ticuna) e Quirino Pinto Lucas, dos cursos de biologia, ciências sociais, comunicação social-midialogia e engenharia elétrica, respectivamente. O projeto ocorreu sob a coordenação de Susana Durão, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e teve a colaboração da mestre Cristina Alejandra Larrain Manzo. A intenção foi fortalecer “as competências acadêmicas e reforçar vínculos de responsabilidade com a região de origem”, segundo o relatório elaborado no fim do projeto. O material produzido nas oficinas, realizadas no mês de fevereiro de 2024, serviu de base para o relatório, que expressa o desejo de produzir, ainda este ano, um novo diagnóstico sobre os contextos de violência experimentados pelas comunidades bem como sobre a atuação das instituições públicas de segurança na região da tríplice fronteira envolvendo Brasil, Peru e Colômbia. Durante as oficinas cada aluno ficou responsável por documentar de formas diferentes o que se produzia, por meio de recursos audiovisuais, relatoria e tradução, que compunham os diários de campo. Entidades públicas da região foram entrevistadas, como o Ministério Público Federal e demonstraram expectativa com os resultados do projeto. Na coordenação das oficinas, o projeto também contou com a parceria da mestranda e ativista social Josiane Otaviano Guilherme, conhecida como Josi Ticuna, coordenadora do Projeto Agrovida-Naãne Arü Mã'ü. Um dos resultados do projeto é a disciplina de extensão Segurança Humana na Amazônia: Extensão, Pesquisa, Ensino e Articulação que será lecionada pela Profa Susana Durão, contribuindo para a curricularização da extensão na Unicamp. Parceiros do Projeto de Extensão Magüta: Coordenação Regional Alto Solimões (CR/AS) (Funai) Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania – Sedis (Funai) Serviço de Gestão Ambiental e Territorial – Segat (Funai) Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (Padex) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) coordenado pelo Prof Dr. Reginaldo Conceição da Silva (Laboratório Nova Cartografia Social da Amazônia -NCSA) e Prof Dr. Pedro Henrique Coelho Rapozo (NESAM – Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia/UEA) Projeto filantrópico Agrovida-Na'ane arü Mã'ū Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural na Amazônia pelo Museu Emílio Goeldi, de Belém (PA). Ficha técnica Produção – Hebe Rios e Gabriela Villen Reportagem e roteiro – Hebe Rios Imagens Unicamp – João Ricardo - Boi Imagens acervo pessoal – Susana Durão, Cristina Alejandra Larraín Manzo, Ailton Sampaio, Andrewz Wuyk Mendes Carvalho, Metänä Ticuna e Quirino Pinto Lucas Trilha final - "Ngetchãütümãü" - Cláudia Ticuna Edição – Kleber Casabllanca Edição de capa - Paulo Cavalheri/Alex Calixto Coordenação - Patrícia Lauretti"