Irmãs CRB em Belém do Solimões 2014 1º Domingo

1º Domingo em Belém...


Após sua chegada em Belém, no dia 18 de maio 2014, as irmãs celebraram o Dia do Senhor junto à comunidade indígena e de imediato as três freiras perceberam que estavam entrando num mundo diferente, numa cultura rica e belíssima!
Há dias, no silencio da noite sem energia, um som, um ritmo melodioso constante acompanhava a todos: o bater do tambor... sábado pela tarde frades e freiras foram convidados na casa da Moça Nova, casa de palha, lugar sagrado, para acompanhar alguns preparativos deste milenário ritual de iniciação e todos, em um clima alegre, festivo, sagrado, foram pintados no rosto com jenipapo conforme o clã (os ticuna chamam de nação, na’cüa’que as mulheres reconheceram já marcado na palma das mãos.


Domingo pela manhã, após a Santa Missa, como a maioria do povo, freis e freiras seguiram para o lado da Igreja, para outro lugar sagrado, a Jü’ü Patã’üaonde por algumas horas dançaram abraçados em comunidade, em comunhão, saboreando um pouco de pajuaru e caldo do mesmo... Domingo, dia do Senhor que se fez homem, que se fez Comunhão e que está desde sempre presente em cada cultura...