JUIZES FEDERAIS e ABANDONO INDÍGENA do Alto Solimões

JUIZES FEDERAIS escutam o GRITO de SOCORRO 

pelo ABANDONO dos POVOS INDÍGENAS no Alto Solimões!

Dos dias 25 a 28 de fevereiro de 2024, com mais de 300 indígenas das Etnias Ticuna, Kanamari, Kokama e Kambeba, nos reunimos aqui em Belém do Solimões na 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, II e Tikuna Feijoal em nome das 82 comunidades indígenas das três Terras Indígenas homologadas, Eware I, Eware II e Ticuna Feijoal, com um total de 25 mil habitantes. 

TEMAS e MOMENTOS de nossa Assembleia: AJURI de ECOLOGIA INDÍGENA (iniciado em março de 2022 sobre: 1 - diminuição e falta de PEIXE; 2 - diminuição e falta de MADEIRA; 3 - aumento e acúmulo de LIXO; 4 - consumo de ÁLCOOL e DROGAS gerando violência; 5 - necessidade de saneamento básico); DIÁLOGO com JUIZES FEDERAIS de Brasília (CNJ e FONEPI) para escutar nossas DENÚNCIAS e REIVENDICAÇÕES; organização para inicio do Centro Cultural de Formação do Eware (Edital Floresta + Amazônia); Manejo de Pirarucu e outros projetos de desenvolvimento (avicultura, agricultura, etc.); RÁDIO EWARE (Web e FM); 10º FIE - FESTIVAL Indígena de Cultura do EWARE.

TODOS JUNTOS, aprovamos um DOCUMENTO FINAL e DECIDIMOS de:

- continuar LUTAR para superar o ABANDONO dos POVOS INDIGENAS no ALTO SOLIMÕES acompanhando as DENUNCIAS que JÁ ENTREGAMOS pessoalmente aos JUIZES FEDERAIS Dr. Jonatas dos Santos Andrade (Presidente do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas relacionadas aos Povos Indígenas – FONEPI) e Dra. Natalia Albuquerque Dino de Castro e Costa (CNJ).

- contribuir economicamente com a ADACAIBS que entre suas atribuições é responsável pelo próprio movimento do Ajuri de Ecologia Indígena. 

- nos preparar para 10º FIE - Festival Indígena de Cultura do Eware (26 a 30 de julho 2024) sobre Peixes e Reflorestamento, aonde realizaremos cursos e oficinas de culinária, reciclagem, peixe e reflorestamento... 

- renovar o pedido em nome de todas as nossas comunidades ao IDAM a fim de que abra um POLO Indígena do IDAM aqui na aldeia de Belém do Solimões atendendo assim de forma mais adequada e “próxima” as tantas comunidades do EWARE.

Agradecemos as SEGUINTES INSTITUIÇÕES: ADACAIBS e MAPANA como instituições organizadoras, Departamento de Jovens Indígenas Comunicadores (de Betânia, Belém e Umariaçú), Associação dos Caciques Indígenas de S. Paulo de Olivença - ACISPO, Organização Kambeba do Alto Solimões - OKAS, Associação Indígena Omagua Kambeba de S. Paulo de Olivença – AIOK, Conselho Geral da Tribo Ticuna - CGTT, Projeto Agrovida, Etchire Magüta, Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI (CR-AS), Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Universidade Internacional da Florida - FIU, Frades Menores Capuchinhos, Paróquia São Francisco de Assis  - Diocese do Alto Solimões, Universidade de Campinas - UNICAMP, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas – IDAM, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Agência e Revista CENARIUM.

Ngi’ã nüna tadaugü ya torü ĩpata yaguanearü! 

Vamos cuidar de nossa CASA COMUM!

Tupana taetü naweme! Deus nos abençoe! 




























Escute este grito dos jovens indígenas: