JUIZES FEDERAIS escutam o GRITO de SOCORRO
pelo ABANDONO dos POVOS INDÍGENAS no Alto Solimões!
Dos dias 25 a 28 de fevereiro de 2024, com mais de 300 indígenas das Etnias Ticuna, Kanamari, Kokama e Kambeba, nos reunimos aqui em Belém do Solimões na 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, II e Tikuna Feijoal em nome das 82 comunidades indígenas das três Terras Indígenas homologadas, Eware I, Eware II e Ticuna Feijoal, com um total de 25 mil habitantes.
TEMAS e MOMENTOS de nossa Assembleia: AJURI de ECOLOGIA INDÍGENA (iniciado em março de 2022 sobre: 1 - diminuição e falta de PEIXE; 2 - diminuição e falta de MADEIRA; 3 - aumento e acúmulo de LIXO; 4 - consumo de ÁLCOOL e DROGAS gerando violência; 5 - necessidade de saneamento básico); DIÁLOGO com JUIZES FEDERAIS de Brasília (CNJ e FONEPI) para escutar nossas DENÚNCIAS e REIVENDICAÇÕES; organização para inicio do Centro Cultural de Formação do Eware (Edital Floresta + Amazônia); Manejo de Pirarucu e outros projetos de desenvolvimento (avicultura, agricultura, etc.); RÁDIO EWARE (Web e FM); 10º FIE - FESTIVAL Indígena de Cultura do EWARE.
TODOS JUNTOS, aprovamos um DOCUMENTO FINAL e DECIDIMOS de:
- continuar LUTAR para superar o ABANDONO dos POVOS INDIGENAS no ALTO SOLIMÕES acompanhando as DENUNCIAS que JÁ ENTREGAMOS pessoalmente aos JUIZES FEDERAIS Dr. Jonatas dos Santos Andrade (Presidente do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas relacionadas aos Povos Indígenas – FONEPI) e Dra. Natalia Albuquerque Dino de Castro e Costa (CNJ).
- contribuir economicamente com a ADACAIBS que entre suas atribuições é responsável pelo próprio movimento do Ajuri de Ecologia Indígena.
- nos preparar para 10º FIE - Festival Indígena de Cultura do Eware (26 a 30 de julho 2024) sobre Peixes e Reflorestamento, aonde realizaremos cursos e oficinas de culinária, reciclagem, peixe e reflorestamento...
- renovar o pedido em nome de todas as nossas comunidades ao IDAM a fim de que abra um POLO Indígena do IDAM aqui na aldeia de Belém do Solimões atendendo assim de forma mais adequada e “próxima” as tantas comunidades do EWARE.
Agradecemos as SEGUINTES INSTITUIÇÕES: ADACAIBS e MAPANA como instituições organizadoras, Departamento de Jovens Indígenas Comunicadores (de Betânia, Belém e Umariaçú), Associação dos Caciques Indígenas de S. Paulo de Olivença - ACISPO, Organização Kambeba do Alto Solimões - OKAS, Associação Indígena Omagua Kambeba de S. Paulo de Olivença – AIOK, Conselho Geral da Tribo Ticuna - CGTT, Projeto Agrovida, Etchire Magüta, Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI (CR-AS), Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Universidade Internacional da Florida - FIU, Frades Menores Capuchinhos, Paróquia São Francisco de Assis - Diocese do Alto Solimões, Universidade de Campinas - UNICAMP, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas – IDAM, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Agência e Revista CENARIUM.
Ngi’ã nüna tadaugü ya torü ĩpata yaguanearü!
Vamos cuidar de nossa CASA COMUM!
Tupana taetü naweme! Deus nos abençoe!
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)