MAPANA Mulheres Indígenas - vídeo

MAPANA é uma Associação de Mulheres Indígenas da Amazôniana Aldeia de Belém do Solimões. Elas, há muitos anos trabalham com agricultura familiar, corte e costura, artesanato e culinária... Parabéns Mulheres Indígenas! Parabéns MAPANA!
Este vídeo sobre vocês nem precisa de comentários: seu exemplo nos incentiva! Deus as abençoe! Clique neste LINK e assista!
https://vimeo.com/345066943
No 7º Festival Indígena do Eware as Mulheres Indígenas da MAPANA realizaram um curso de farinha e... com IDAM, FUNAI e Igreja Católica, grandes e permanentes parcerias em prol da VIDA do povos indígenas do Alto Solimões!


As mulheres indígenas da MAPANA em ajuri com os freis...
Em 2008, mulheres indígenas - auxiliadas e encorajadas pelos freis capuchinhos - se organizaram e constituíram a primeira Associação das mulheres indígenas de Belém do Solimões. Desde então esta Associação, MAPANA, cresce e se fortalece a cada dia, sempre com o auxilio e assessoria fraterna dos capuchinhos.
Neste mês de maio, as mulheres também com grande alegria se ofereceram de ajudar em ajuri: elas estão tirando caraná no mato e tecendo palha para a nova casa paroquial. Trabalho, festa, fraternidade, cansaço são realidades intensas nestes dias em Belém. Um povo bem unido para reconstruir a casa paroquial, lugar amado que continuará sendo um instrumento do Reino de Deus, uma casa de encontro, sonhos, esperanças... 
Obrigado mulheres, obrigado MAPANA! Que Deus as abençoe e guarde!





Publicado em 27 de abril de 2013
PROJETOS DE ESCOAMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Presidente da MAPANA, Adelina Fidelis
Adelina Fidelis presidente da Associação das Mulheres Indígenas, juntamente com frei Ricardo de Belém do Solimões, participaram de um importante evento em Tabatinga que envolve todo o Alto Solimões: Encontro Territorial de Qualificação das Políticas e Programas Voltados para a Agricultura Familiar, entre os dias 25 e 26 de abril.
De forma prática permitirá que a produção das roças das mulheres indígenas encontre escoamento dentro da própria reserva indígena ao ser adquirido por organismos que destinarão estes produtos para a merenda escolar local.
Elas estão bem entusiasmadas, aguardam agora a visita de representantes da FUNAI e técnicos do IDAM para a medição das roças e liberação da documentação exigida para esta parceria.

 PRÊMIO DE CULTURAS INDÍGENAS
A MAPANA enviou um projeto para este importante prêmio que favorece as várias iniciativas indígenas. Para a elaboração do projeto reuniram-se d. Adelina, presidente da associação das mulheres a secretária da associação Lucila e frei Ricardo da paróquia indígena de Belém do Solimões. Foi um dia todo de construção muito positivo.
E, Graças a Deus, na primeira fase o projeto da MAPANA foi habilitado, publicado no diário oficial da união, juntamente com outros mais de 600 de todo o Brasil. A segunda fase acontecerá talvez neste mês de maio. A premiação contemplará 100 iniciativas. Estejamos atentos e torcendo para que este projeto seja um dos escolhidos, pois, irá ajudar-nos mais na implantação de ações que reforcem o trabalho e a dignidade destas mulheres.
Saiba de mais informações e acompanhe os resultados pelo link:

MAPANA ao receber um motor com fundos enviado pelo grupo RAMI.
 * * *
Curso de Culinária - Publicado em 6 de junho de 2012

CURSO DE CULINÁRIA
Estamos realmente num momento muito bom! As mulheres estão muito felizes, pois, conseguimos trazer para a nossa comunidade também o Curso de Culinária que funciona concomitantemente com os de Corte e Costura. A professora do CETAM - Centro de Tecnologia do Amazonas - veio para ministrar por duas semanas o curso básico e o curso avançado. A procura foi muito grande para as inscrições e antes mesmo de iniciar este curso já foi conversado com a professora para retornar outra vez e atender aquelas que não puderam participar deste.
Bem, as mulheres trazem um fogão, frutos da terra e do rio, e com estes elementos o curso acontece. Ficam felizes pelos novos pratos aprendidos e, também, nós frades aproveitamos para tentar aprender alguma coisa já que somos tão fracos na cozinha!
Assim, no domingo após a Missa, elas já foram para a beira do campo gerar renda, uma vez que está acontecendo um torneio de futebol aproveitaram para venderem os alimentos preparados. Esta é a nossa vida, nossa dinâmica! Agradecemos profundamente a Deus por tudo o que testemunhamos por aqui e pedimos que continue sempre nos abençoando em nossa caminhada!
Assista a festa de encerramento deste curso:


Confecção de blusasPublicado em 30 de Março de 2012
Caros amigos, neste tempo de preparação para as 2ª Olimpíadas Indígenas, como em novembro do ano passado conseguimos realizar um curso de corte e costura, lançamos para as mulheres o desafio da confecção das blusas deste evento. Assim, com a ajuda do grupo RaMi, iniciamos uma pequena "confecção" que está funcionando muito bem! As mulheres não só estão produzindo as blusas das Olimpíadas como também estão recebendo encomendas das blusas do colégio! A procura pelas blusas está muito grande! Graças a Deus a comunidade acolheu esta inciativa. Seguem algumas fotos:






Associação das Mulheres IndígenasPublicado em julho de 2011
Em Belém do Solimões foi criada a Associação de Mulheres Indígenas de Belém do Solimões denominada: MAPANA que visa trabalhar em prol do desenvolvimento de toda a comunidade indígena.
A Associação reúne mulheres de várias faixas etárias de comunidades dos arredores de Belém do Solimões e foi criada buscando, entre outras finalidades, a segurança alimentar da população e a geração de renda.
Outros objetivos desta associação: representar as mulheres e defender os seus interesses; formação educacional, ambiental e cultural; estabelecer ligações das suas associadas à realidade global; lutar por políticas públicas em vista da garantia dos direitos das mulheres; cooperar com outras entidades de mesma natureza; defender os valores fundamentais do ser humano; promover a geração de renda através de atividades manuais e viabilizar sua distribuição; etc.
Eis algumas imagens que mostram a sua atividade: