Tupana cuca naca’! Deus te chama!
De 28 de NOVEMBRO a 2 de DEZEMBRO, realizamos aqui em Belém do Solimões o 2º Encontro Vocacional Indígena de 2024 com 55 jovens Ticuna, de 19 comunidades das 04 Paróquias de: Benjamim, Tabatinga, Belém e S. Paulo de Olivença!
FORMAÇÕES BÍBLICAS e testemunhos sobre CADA VOCAÇÃO (Vida Religiosa, Sacerdotal, Vida Matrimonial), de orações (Leitura Orante, Missa, Terço...), dinâmicas, trabalhos em grupo, TEATROS, fraternidade e lazer... tudo valorizando muito a LÍNGUA e CULTURA TICUNA!
FORMAÇÕES NOVAS e IMPORTANTES sobre o uso da INTERNET e CELULAR, sobre as vocações das MULHERES na BÍBLIA, sobre o valor extraordinário da EUCARISTIA-MISSA...
As MULHERES TICUNA tiveram papel fundamental ao longo de todo o encontro, na direção das orações, nas formações e no cuidado para com todos e todas: PARABÉNS MESMO!
Belíssimo e comovente o ENCONTRO on-line com Seminarista Ticuna Hercules e o PADRE TICUNA Ferney (Colombiano) que falaram direto ao coração dos jovens!
GRANDE PARTICIPAÇÃO, seriedade, alegria e generosidade de cada jovem que, no final do encontro, escolheu e confirmou COMPROMISSOS para viver em sua comunidade como vocacionado e vocacionada:
1 - REZAR pessoalmente TODO DIA (leitura pessoal da Palavra de Deus) e na comunidade TODA SEMANA (terço, celebração), pela própria vocação e pela vocação dos outros vocacionados/as.
2 - fazer algum SERVIÇO na sua comunidade toda semana (catequese, terço, ajudar os Dirigentes nas celebrações com cantos, cuidar e LIMPAR A IGREJA EM AJURI com os jovens e vocacionados, organizar os coroinhas, NÃO JOGAR LIXO no chão ou na água) e TODO MÊS fazer VISITAS MISSIONÁRIAS nas comunidades.
3 - Empenhar bem no ESTUDO ESCOLAR. Estudar bem. LER MUITO (livros e Bíblia) também no tempo de FÉRIAS.
4 – FALAR de sua VOCAÇÃO com homens ou mulheres de experiência (Ministros, Diácono, Catequistas, Freis, Irmãs...) para tirar dúvidas e compreender melhor.
5 - VISITAR FAMILIAS e IDOSOS nas CASAS (pelo menos uma vez por semana).
6 - ORIENTAR os jovens VICIADOS na INTERNET e DROGAS.
7 - ORGANIZAR os JOVENS da comunidade (dinâmicas, danças, coreografias, teatros, etc.) e levá-los para o ENCONTRÃO de JOVENS INDÍGENAS (26 de dezembro).
OBRIGADO de coração as IRMÃS MISSIONÁRIAS TICUNA e
a toda a Equipe Vocacional Indígena,
aos Frades Menores Capuchinhos,
as Irmãs Missionárias da Imaculada (SANTA RITA),
a preciosa EQUIPE das PANELAS (Missionários/as da CARIDADE!)
pela preciosa ajuda em prol da VIDA deste jovens indígenas!
PARABÉNS jovens e MULHERES TICUNA!
Ngi’ã tayumuẽgü erü Tupana guῧma i duũ’ῧgüca naca’...
REZEMOS a fim de que, pela intercessão de Maria Mãe das Vocações, o Espírito do Senhor ilumine e conduza os vocacionados e vocacionadas do mundo inteiro!
Não tenham medo! Tupana taetü naweme!
Vejam algumas FOTOS e Vídeos: