Irmãs Missionárias Ticuna: projeto vocacional

Deus nos chama! Tupana taca naca’! 

O Chamado de Deus é para todos os povos com suas culturas e línguas. Cada homem e mulher da etnia ticuna é chamado a se tornar operário e operaria na messe do Senhor com sua língua e cultura, como batizado, casado em família, Ministro da Palavra e da Eucaristia, Catequista, Agente do Dízimo, Missionário, Diácono, Sacerdote, Religioso, etc. 

Em 2006, desde que nós Frades Menores Capuchinhos chegamos em Belém morando estavelmente com uma fraternidade no meio do povo, muitos adolescentes e jovens indígenas perceberam este chamado para doarem suas vidas para o Reino de Deus... ao longo dos anos, porém, percebemos que os caminhos formativos eclesiais para a vida religiosa e sacerdotal continuam seguindo ainda modelos muito ocidentais. 

Em 2015, portanto, reunidos em ASSEMBLEIA GERAL do POVO CATÓLICO TICUNA de toda a Diocese do Alto Solimões formalizamos por escrito um primeiro apelo a possibilitar um caminho formativo para a vida consagrada e sacerdotal de forma mais amazônica, mais próxima da vida do seu povo e cultura e iniciamos nós mesmos, aqui nas aldeias, com diversas tentativas e experiencias formativas diferenciadas... que hoje, finalmente, estão nos levando a realizar um SONHO ECLESIAL que, com certeza, foi muito confirmado, encorajado e abençoado com a vinda do Sínodo para a Amazônia! Por isso, nunca desistimos, continuamos e perseveramos...

Com muita alegria, hoje, partilhamos aqui com vocês que cinco jovens ticuna já estão se preparando (há alguns anos!) para se consagrarem a Deus como IRMÃS MISSIONÁRIAS TICUNA com uma primeira e simples REGRA de VIDA escrita por elas mesmas! Estamos ainda a caminho junto com elas, mas, depois deste intenso ano formativo de 2023,  estas primeiras cinco jovens irmãs missionárias ticuna, em 2024, já iniciarão a vida comunitária: acompanhamos este sonho que está se realizado e – repetimos! - CONTINUEMOS todos e todas juntos EM ORAÇÃO a fim de que, pela intercessão da Virgem de Guadalupe, de S. Francisco e Clara de Assis, o ESPÍRITO do SENHOR nos ilumine e conduza neste projeto vocacional ticuna ... fruto de uma Igreja mais inculturada com rosto amazônico!

OBRIGADO de CORAÇÃO a todas e todos que estão contribuindo - com suas orações, apoio e recursos - neste projeto vocacional feminino ticuna! MOẼTCHIMAÃ!

Vejam algumas FOTOS dos caminhos formativos destas cinco jovens ticuna de diversas comunidades de nossa Paróquia São Francisco de Assis que estão prestes a viver sua consagração...