MAPANA é o nome da primeira mulher que aparece na mitologia da criação do povo ticuna.
MAPANA é o nome da "Associação de Mulheres Indígenas" que se organizou em 21 de outubro de 2009, na Paróquia São Francisco de Assis, em Belém do Solimões, Terra Indígena Demarcada EWARE I e EWARE II. As mulheres da MAPANA (de diversas etnias: Ticuna, Kokama...) fornecem produtos de suas roças para a merenda escolar de todas as escolas do Município de Tabatinga (AM). Com seus resultados, tamanho e volume de produção, trata-se de uma experiência única que serve de exemplo para outras associações indígenas e comunitárias.
Hoje estas mulheres indígenas trabalham também com avicultura indígena, corte e costura, artesanato, culinária regional, reflorestamento ... investindo muito na formação dos jovens indígenas! Parabéns mesmo!
Deus ilumine e conduza sempre a MAPANA!
PAZ e BEM!
PRODUÇÃO deste VÍDEO:
Direção, fotografia, roteiro: Edson Matarezio
Edição: Ricardo Dionísio e Edson Matarezio
Música: Djuena Tikuna (canção Ngetchautumau) e Ondino Casimiro
Realização: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP)
Apoio: FAPESP, Projeto Temático “O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia”, 16/05318-7 e projeto “Do ponto de vista das moças”, 2015/ 11526-9.
AGRADECIMENTOS: A todos os funcionários da FUNAI CR Alto Solimões, especialmente Mislene Mendes, Hermísia Pedrosa e Leopoldo Dias. Ao frei Paolo Maria Braghini e todos os Frades Menores Capuchinhos de Belém do Solimões. Aos cantores ticuna Djuena Tikuna e Ondino Casimiro. A Adelina Fidélis Ramos e todas a mulheres e homens que fazem parte da Associação MAPANA.