DOCUMENTO FINAL 4ª ASSEMBLEIA Cacicas e Caciques do EWARE

Leiam alguns trechos deste nosso DOCUMENTO FINAL da 4ª ASSEMBLEIA GERAL das Cacicas e Caciques do EWARE I e II.

Nos dias 4 a 7 de maio de 2023 nos reunimos aqui em Belém do Solimões em mais de 300 indígenas, entre Cacicas e Caciques, mulheres e muitos jovens de 42 comunidades indígenas das Terras Indígenas Demarcadas Eware I e Eware II, dos três Municípios de TABATINGA (TBT), SÃO PAULO DE OLIVENÇA (SPO) e BENJAMIM CONSTANT (BC)...

No final desta nossa 4ª ASSEMBLEIA GERAL, na UNANIMIDADE, com votação e aprovação de todos, DECIDIMOS:

- solicitar um esforço conjunto (AJURI!) entre as Instituições como IDAM, PREFEITURAS e FUNAI dos três Municípios envolvidos (SPO, TBT e BC), Policia Militar, Instituto MAMIRAUÁ, NESAN, IBAMA, FEI, juntos as comunidades para que seja dada a continuidade aos trabalhos de MANEJO DE LAGOS nos setores: Assacaia e Tacana. Portanto, serão realizadas Assembleias Setoriais no Setor do Tacana na comunidade do Ourique nos dias 10 a 12 de junho e no Setor do Assacaia na comunidade de Belém do Solimões nos dias 14 a 16 de junho, e a ADACAIBS será a entidade proponente do manejo nesses dois setores. Para poder realizar a vigilância as comunidades solicitamos também apoio para CONSTRUÇÃO DE BASES DE VIGILÂNCIA (FLUTUANTES E/OU CASAS) em locais estratégicos, embarcações, gasolina, equipamentos de rádio comunicação e capacitações necessárias.

- cobrar das PREFEITURAS que apoiem a POLÍCIA MILITAR com combustível para que possa atuar nas comunidades pelo menos uma vez a cada dois meses. Cobrar do Ministério dos Povos Indígenas e Governo do Estado o aumento do efetivo da Polícia Militar na região e construção de um POSTO POLICIAL aqui em Belém do Solimões. Solicitar oficialmente à Polícia Militar a FORMAÇÃO das GUARDAS INDÍGENAS. Cobrar que a FUNAI, Polícia Federal e Militar e outras Instituições de Segurança possam FISCALIZAR O TRANSPORTE DE BEBIDAS e DROGAS LOGO nos PORTOS das cidades (TBT, BC, SPO) e na comunidade Santa Rita para evitar a entrada nas aldeias.

- enviar um novo pedido oficial às instituições competentes (Sonia Guajajara do Ministério dos Povos Indígenas, FUNAI, Governo do Estado, Universidades e outras Instituições educativas ...) a fim de que – escutando os tantos apelos e clamores dos nossos jovens indígenas – possamos ter “uma VERDADEIRA UNIVERSIDADE INDÍGENA PRESENCIAL” aqui na aldeia (não on-line!), em prol de todas as mais de 80 aldeias das terras Eware I e Eware II e de outras terras indígenas da Região (como a de Feijoal, Umariaçú e outras ainda...).

- enviar pedidos de apoio as instituições competentes e buscar Editais para a CONSTRUÇÃO de ALOJAMENTO para a realização dos cursos no Centro CULTURAL de Formação do EWARE (já enviado ao Floresta+ Amazônia).

- ajudar ADACAIBS e MAPANA a buscar mais parcerias (CETAM, IBAMA, FUNAI, FEI, SESAI, IDAM, MAMIRAUÁ, Secretaria Segurança Pública, IFAM, Prefeituras, etc.) para a REALIZAÇÃO de CURSOS de agroecologia e para fortalecer Associações Indígenas, caciques, lideranças, jovens comunicadores e tantos outros.

- fazer, mais uma vez, um PEDIDO AO IDAM CENTRAL para a criação de um POSTO AVANÇADO do IDAM aqui na comunidade de Belém do Solimões.

- buscar APOIO ECONÔMICO para realizar o 10º FIE - Festival de Cultura Indígena do Eware, como grande movimento indígena, fortemente educativo e comunitário, de 26 a 30 de julho de 2023, com o tema da ECOLOGIA dando assim continuidade ao nosso tão importante processo de AJURI DE ECOLOGIA INDÍGENA.

As Associações ADACAIBS e MAPANA AGRADECEM as voluntárias e voluntários da Caridade (“Equipe das Panelas”) pelo seu generoso e grande trabalho, os pescadores e tantas famílias indígenas que colaboraram com seus alimentos e, de coração, as mais de 20 INSTITUIÇÕES parceiras nestas nossas lutas!

Ngi’ã nüna tadaugü ya torü ĩpata ya guanearü!

Vamos cuidar de nossa CASA COMUM!

Deus nos abençoe! Tupana taetü naweme!